A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no mundo. Pode ser que seja pela facilidade (para começar basta uma rua e um tênis) ou pelo número de benefícios que vêm atrelado à pratica. Só quem corre sabe o que é participar de uma prova, cruzar a linha, retirar a medalha e comemorar com os amigos. É o barato da corrida. Conhece essa sensação? Se você ainda não começou ou está dando os primeiros passos neste esporte, listamos razões para você não desistir – ou começar hoje – que vão além do físico.

Você aprende a ser paciente

É preciso um longo período de treinos para alcançar a velocidade, o tempo e a distância desejadas. Além disso, o esporte não é estável. Pode ser que o treino de ontem tenha sido muito bom, mas o de hoje nem tanto. A corrida é um processo que nos ensina a respeitar os limites do nosso corpo e não desistir. É como diz aquele ditado português: “Devagar se vai ao longe, e quem depressa caminha se consome”.

Você para de procrastinar

A corrida se torna um vício que faz bem, isso te obriga a conciliar a agenda para treinar e ensina sobre disciplina e planejamento, principalmente quando vemos resultado. E não é por acaso que isso acontece. A corrida libera hormônios que se assemelham aos efeitos de algumas drogas mas na dose certa faz você começar a cuidar da saúde, do corpo e muda seu estilo de vida.

Você aprende a se superar

Dar o passo inicial, como levantar da cama e ir para a rua, é difícil. No início todos dizem que não conseguiam correr 10 minutos sem parar, mas com o tempo você se vê passando por cima de obstáculos que pareciam enormes e descobre que sempre pode melhorar. Nos mostra que somos capazes de muito mais do que acreditávamos, nos leva ao limite e ensina que somos capazes de sobreviver ao que a vida lança para nós.

Diminui o stress e a ansiedade

Com o tempo aprendemos até a meditar enquanto corre. A ciência comprovou que a corrida pode ser uma excelente terapia alternativa para aliviar a ansiedade e combater o estresse e a depressão – alguns dos grandes males deste século. O corpo em movimento ajuda a reduzir aquela conversa negativa interna e, ao praticar a plena atenção na corrida, você aprende a levar essa mesma ideia de silenciar a mente para a vida cotidiana.

A lista não acaba por aí! Participe das nossas aulas, descubra e sinta você mesmo esses e outros benefícios. A atleta Adriana do Clube 9 contou um pouco sobre como a corrida mudou seu estilo de vida, confira.