tt ads

O projeto 9 MUSICAL tem o objetivo de fomentar e organizar atividades musicais nas dependências do Clube 9 de Julho. Para isso, é necessário abranger todos os atrativos que esta arte oferece.

  1. Aprender Música:

As aulas de música são coletivas e divididas em três grupos, por idade. Assim, temos alunos de 5 a 80 anos. O método é coletivo e as Lições são elaboradas em três diferentes níveis técnicos, possibilitando um iniciante interagir com alunos mais adiantados.

Segundo o Maestro Marcelo Antunes, “para os jovens, divididos em dois grupos (de 5 a 7 e de 8 a 14), é aplicado um método chamado “Caixa Sonora de Lápis de Cor”, ligando o universo da Imagem de forma lúdica com o universo Sonoro, assim os sons ganham cores, quando o Arco-íris e a Escala Natural de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, ficam nítidos e eles podem ouVer os Desenhos que desenhamos no Tempo, no branco papel do silêncio. Todos conhecem os diferentes instrumentos (pincéis) de Desenhar Música, partindo da Flauta doce e do Canto, passando pelos instrumentos de Cordas ou Teclados que tenham em casa”.

Para os adultos, visando acessibilidade, o método é elaborado em três níveis técnicos diferentes, possibilitando atender desde o aluno que nunca fez aula de música e os iniciados nas mesmas lições e músicas, além dessa peça que é estudada coletivamente, o aluno escolhe algumas peças de seu gosto pessoal, para estudar individualmente, satisfazendo o gosto estético de cada um.

Também temos o CORAL do 9, voltado aos adultos. Este, ao contrário das aulas de música, que são abertas a todos, é seletivo (é necessária uma avaliação de identificação da voz) e conta além da instrução musical, a orientação fonoaudióloga.

Neste período de recolhimento social, as aulas estão sendo aplicadas online. As lições são enviadas e os alunos retornam com vídeos de estudo, que são comentados e corrigidos, no grupo (quando autorizado) ou em particular, e a experiência tem sido surpreendentemente positiva, pela interação que tem promovido.

  1. Praticar Música:

O Clube 9 de Julho conta com cerca de 8.500 associados, não é difícil imaginar que além de craques do Esporte, tenhamos também excelentes Músicos (Profissionais e Amadores). E temos.

Assim, podemos imaginar que há aquele que acorda, apanha a raquete ou as chuteiras para ir ao Clube, aquele que acorda, apanha o pandeiro ou a viola e por que não ir ao Clube, praticar?

  1. Ouvir e Dançar a boa Música.

Há um mapeamento contínuo do projeto na busca desses músicos, e são organizados eventos específicos, para que a Arte de cada um, independentemente de gênero musical ou idade, possa se expressar.

Assim, temos Roda de Samba, Roda de Viola com Correio Elegante, Noites do Pop-Rock, da MPB e dos Anos Dourados, todos organizados com uma atração contratada acompanhada dos músicos associados, mostrando sua arte com toda estrutura necessária para as performances. Também são produzidos anualmente musicais e saraus, com todos os artistas envolvidos.

Se você quer conhecer mais sobre o Projeto 9 Musical, as aulas acontecem às segundas e terças-feiras, das 19h às 21h30. E nós estamos torcendo para o distanciamento social terminar logo para voltarmos a curtir essas aulas deliciosas!!!